Banco de Dados logo

Banco de dados (ou base de dados), é um conjunto de dados  inter-relacionados com uma estrutura regular que organizam informação. Um Banco normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim.

Exemplos de Bases de Dados: uma lista telefônica, um catálogo de CDs ou um sistema de controle de RH de uma empresa.

Uma base de dados é normalmente mantido e acessada por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente, software adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida.

Os objetivos do SGBD são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e buscar a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento. Esses Sistemas podem ser usados por programas de computadores como MySQL workbench ou então através  de aplicativos onlines como o PHPMyAdmin.

Exemplos de SGBD’s são: OracleSQL Server, DB2PostgreSQLMySQL, MariaDB entre outros.

Banco de Dados na Hostnet

As Bases de Dados da Hostnet podem ser criadas e gerenciadas através do Painel de Controle e trabalham exclusivamente com o software MySQL. Além disso, os usuários Hostnet também podem acessar o Banco através de um Browser através do aplicativo Open Source conhecido como PHPMyAdmin, que é uma ferramenta utilizada para administrar seus Bancos através de navegadores de forma simples e intuitiva. Esse Sistema também utiliza o MySQL.

OBS: Todos os aplicativos Open Source oferecidos pela Hostnet utilizam Bancos de Dados para suas atividades.

Páginas Relacionadas