Como os Domínios Funcionam?

Domínios são endereços de sites na Internet, nomes exclusivos em qualquer lugar do mundo. Qualquer pessoa ou empresa pode registrar um domínio, que é semelhante a compra de uma marca ou patente. Ao registrar um domínio, você se torna o proprietário do nome pelo período de um ano ou mais, podendo renová-lo quantas vezes quiser, sempre tendo a preferência nos períodos da renovação.

Não é novidade que diversos aparelhos podem se conectar a Internet hoje em dia. Mas quando um aparelho se conecta, ele recebe um IP (Internet Protocol que funciona como um número identificador do aparelho na rede). Dessa forma, tanto usuários comuns quanto os servidores que estão na rede tem que ter um número de identificação.

Exemplo: 2001:12ff:0:4::22

Logo, para realizar o acesso a um site qualquer, seria preciso decorar o número IP de tal site. Mas com a evolução da Infra-estrutura da Internet, surgiram os servidores de DNS. Eles realizam a ligação entre o número IP do site e o seu respectivo nome. Devido a isso, ao invés de decorar um IP, basta decorar um nome, que o servidor de DNS responsável por ele fará a relação e irá retornar a página referente ao IP desse nome.

Exemplo: hostnet.com.br é um domínio.

Qualquer pessoa pode registrar um domínio de qualquer lugar. Para isso, basta pagar uma taxa anual para registrá-lo e mantê-lo funcionando.

A importância dos domínios para seu negócio

Páginas Relacionadas