Ter uma versão móvel de seu site hoje em dia é uma obrigação para qualquer negócio que queira ter uma presença forte na internet. Hoje em dia 66% dos usuários brasileiros de internet também acessam a rede pelos celulares, portanto não há como ignorar a quantidade de pessoas que sua empresa estaria deixando de atingir sem uma boa versão móvel de seu site.

Sites responsivos são aqueles capazes de se adaptar às telas convencionais dos computadores e também nas telas dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

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Vamos as dicas:

1- Nunca esqueça de testar seu site através de um smartphones

Pense em primeiro lugar em seus visitantes com dispositivos móveis ao projetar a aparência geral do seu website, usando um equilíbrio adequado entre texto e imagem.

Sites mobile tem uma formatação diferente dos exibidos nos computadores. Isso significa que seu conteúdo é disposto de outra maneira, além de ser acessado de forma diferente.
Ou seja: nem todo conteúdo que vai para o site convencional deve estar presente na versão mobile.

Com um espaço mais limitado, é necessário que o conteúdo para mobile seja bem pensado para que funcione como uma espécie de “resumo” do site. A versão encurtada deve ser objetiva nas informações, mas cuidado para não cortar muito conteúdo. Afinal, é preciso transmitir a mesma essência e carga informativa do site original.

2- Otimização para as imagens

Arquivo grandes levam muito mais tempo para carregar em dispositivos móveis que nos computadores, devido às peças técnicas e conexão de Internet do telefone. Para otimizar as imagens, os profissionais de marketing devem usar fotos de alta qualidade com tamanho de arquivo comprimido. Tente manter as imagens abaixo de 300kb sempre que possível e, se elas forem maiores, tente redimensionar para que o tamanho do arquivo seja o menor possível.

3- Ocultar elementos

Nem todo elemento do site original precisa ser exibido na versão Mobile, você pode ocultar determinados elementos para deixar o site mais leve, ou até mesmo criar elementos que sejam exibidos apenas na versão Mobile.

No Beaver Builder ( construtor indicado e usado pela Hostnet ) isso é bem simples de ser feito, disponível no Curso de Criação de Sites na Academia Hostnet.

4- Velocidade de carregamento faz muita diferença

Os sites mobile precisam ser leves e carregar rápido. Os conteúdos não podem demorar muito para aparecer na tela do smartphone, caso contrário, há grandes chances de rejeição por parte dos usuários.

Além disso, é sempre interessante pensar que as pessoas utilizam muito a internet móvel para acessar sites com seus dispositivos móveis. Por isso, é bom ter um site que carrega de forma rápida, mesmo com conexões menos favorecidas.

Para isso vale a pena utilizar ferramentas que testam a velocidade de carregamento do site e tomar cuidado com alguns fatores, como excesso de texto e imagens em uma página.

5-  Use um Plugin AMP para WordPress

AMP WordPress é uma tecnologia de aceleramento que faz com que as páginas de um site feito no WordPress sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis.

O AMP WordPress faz parte do Google Accelerated Mobile Pages (AMP), uma tecnologia de código aberto que ajuda os usuários a criarem versões otimizadas dos seus sites para que eles carreguem mais rapidamente em dispositivos móveis.

O que acontece é o Google AMP permite que o usuário crie uma versão duplicada de um site usando a linguagem AMP HTML. Esse mecanismo simplesmente elimina qualquer elemento que possa comprometer o desempenho de uma página na web.

O resultado disso é mais velocidade, estabilidade e menos tempo de carregamento de uma página acessada em smartphones, tablets ou outros aparelhos portáteis conectados à internet.

Hoje temos vários Plugins AMP disponíveis para WordPress, deixamos abaixo um exemplo.

AMP for WP – Accelerated Mobile Pages

6- Remova pop-ups da versão Mobile

Interromper a leitura do seu site com pop-ups é a forma mais fácil de perder os usuários mobile que estiverem tentando consumir informações sobre a sua marca. Remova os pop-ups da sua versão mobile!

7-  Utilize geolocalização

Se sua empresa possui um estabelecimento físico e você quer que os usuários móveis o descubram por meio da busca orgânica, insira o endereço em alguma área-chave do site. Incluindo o rodapé e a meta descrição. Também vale a pena inserir um mapa do Google com a sua localização.