X

Importação em massa de mídias enviadas por FTP no WordPress em 3 passos

Visão geral

Em algumas circunstâncias pode ser necessário realizar o envio de uma quantidade muito grande de imagens e/ou vídeos para um site feito em WordPress. Um caso em que isso pode acontecer é com uma loja virtual feita em WooCommerce em que há grande quantidade de produtos a serem a serem cadastrados; outro caso corriqueiro é um site de portfólio de fotografias.

Estes são apenas dois exemplos, mas pode-se ter um site com uso de grande quantidade de vídeos armazenados na própria hospedagem, dentre outros.

Dependendo do número de mídias a serem enviadas ou do tamanho total dos arquivos enviados, realizar o envio pelo painel administrativo do WordPress se torna uma tarefa inviável, pois o envio deverá ser realizado por etapas, e isso pode dificultar o processo e talvez até duplicar imagens. Para casos como esses o FTP será um grande aliado facilitando e tornando mais rápido o processo.

Contudo, enviar imagens ou vídeos por FTP para uma pasta que se encontra na estrutura do WordPress não fará com que estas mídias possam ser acessadas pela biblioteca de mídia da CMS. Isso porque a imagem pode existir e estar armazenada no local correto, mas o WordPress deverá fazer um processo de “reconhecimento” das imagens e gravar essas informações no banco de dados para que fiquem efetivamente disponíveis para o uso.

Este tutorial irá ensinar como enviar um lote grande de arquivos de mídia e como fazer com que o WordPress reconheça os arquivos e, portanto, fiquem disponíveis para o uso da CMS. O procedimento pode ser feito com qualquer quantidade de arquivos e, no exemplo, faremos com 300 fotos.

Pré requisitos

Para realizar esse procedimento nós precisaremos:

  • Ter acesso ao FTP da hospedagem;
  • Haver espaço suficiente no servidor para o envio das mídias;
  • Pré organizar a mídia antes do envio;
  • Instalar um plugin para reconhecimento de mídias: nesse tutorial utilizaremos o Media Sync

Se você em qualquer dúvida sobre o que é ou como usar FTP, acesse o artigo conheça o FTP e também o artigo sobre o uso do Filezilla.

Organização dos arquivos antes do envio

Recomendamos que você organize os arquivos antes de enviar para o servidor; isso irá facilitar bastante após realizar a importação dos arquivos. Se você precisar adicionar as mídias em locais específicos, como por exemplo em galerias e tiver diversas galerias distintas, esse passo pode ser fundamental pois você conseguirá fazer a importação em lotes reduzidos e precisará de menos tempo filtrando as imagens à partir da biblioteca.

Por isso você pode criar, no seu computador, subpastas com arquivos separados para cada galeria que for utilizar. Neste exemplo criamos uma pasta chamada galeria que será enviada ao servidor; dentro dela existem 3 subpastas de galerias distintas que aqui chamamos de galeria1, galeria2 e galeria3, e dentro de cada subpasta existem mais duas subpastas com o mesmo nome das antecessoras e adicionados os índices a e b (vide imagem abaixo). Mas você pode utilizar nomes mais específicos para o seu caso e melhorar ainda mais organização.

Lembre-se que não se deve utilizar espaço ou caracteres especiais nem acentos em nomes de pastas e/ou arquivos para evitar problemas. Em nosso exemplo temos a seguinte estrutura de pastas:

 

Cada uma das pastas com os índices a e b possuem 50 imagens, totalizando, portanto, 300 imagens com mais de 900MB ao todo. É uma quantidade muito grande de imagens e de tamanho em bytes, ficando inviável, ou pelo menos trabalhoso e demorado o envio pelo painel administrativo.

Com essa estrutura em mente, iremos enviar a pasta principal, galerias, para posteriormente realizar o reconhecimento das imagens pelo WordPress para cada subpasta separadamente a fim de facilitar o uso de cada grupo de mídias após a importação.

Você pode organizar da forma que achar mais conveniente. Aqui estou fazendo um exemplo com um número reduzido de imagens e que estão categorizadas em três grande grupos, no caso cada uma das galerias.

Envio de arquivos via FTP

Para realizar o envio das mídias por FTP utilize o programa que achar mais conveniente; no exemplo faremos com o Filezilla. Não entraremos em detalhes sobre como o programa funciona pois não é o objetivo deste tutorial. Caso tenha dúvidas sobre a instalação ou uso do Filezilla clique aqui.

Para fazer tal acesso iremos precisar de três dados:
– endereço de FTP do servidor;
– nome de usuário;
– senha.

Para obter essas informações na Hostnet acesse o painel da hospedagem e logo na página inicial, um pouco abaixo, temos todas as informações de FTP. Caso você ainda não tenha configurado a senha de FTP, basta clicar em “altere aqui” e escolher uma senha.

Enviando os arquivos para a estrutura do WordPress

O ideal é que as pastas enviadas estejam organizadas e sejam enviadas dentro da pasta uploads. Na Hostnet o caminho para isso é www/usuario/wp-content/uploads, onde a pasta usuario irá depender da sua conta. Assim iremos enviar a pasta galerias para dentro da pasta uploads.

 

Páginas Relacionadas

Related Post