X

Monitoramento de recursos

A opção de Monitoramento de Recursos fica disponível no Painel de Controle: Servidor Cloud >> Monitoramento de Recursos

Consumo de CPU

O uso da CPU refere-se à quantidade de tarefas e processos em execução no computador em um determinado momento, representando uma série de ações ou funções que ocorrem em um servidor.

A quantidade de CPU disponibilizada por cada um dos planos está diretamente relacionada à capacidade de processamento de um servidor físico. Isso impacta na eficiência de processamento e no tempo necessário para a execução de aplicações.

Para compreender melhor essa medida, considere um exemplo: imagine uma conexão que leva meio segundo para responder a um navegador. Se duas conexões com as mesmas características forem iniciadas ao mesmo tempo, elas serão alocadas para diferentes CPUs, e em meio segundo de tempo, elas consumirão o equivalente a um segundo de CPU. Outras conexões podem ser impedidas de rodar caso excedam o limite de uso de CPU. É importante ressaltar que esse exemplo é simplificado em termos numéricos, pois o tempo de CPU normalmente é medido em milissegundos ou até menos.

Caso você esteja enfrentando problemas relacionados ao uso de CPU, considere as seguintes recomendações:

  • Solicite ao seu webmaster que realize otimizações no site.
  • Considere fazer um upgrade para um plano com maior capacidade de processamento.

A Hostnet oferece o serviço de Suporte Premium, o qual pode auxiliá-lo nesse processo.

Consumo de Memória

A memória utilizada pelo PHP é diferente da memória total disponível para o ambiente virtual do site, sendo esta última compartilhada por todos os recursos do servidor, como Apache, PHP, MySQL, cron, entre outros.

Por exemplo, se o site receber um grande número de visitas e o plano contratado não tiver memória suficiente, isso pode resultar em um erro 500. Por outro lado, mesmo com poucas visitas, se o site estiver mal otimizado, ele poderá consumir mais recursos do que o necessário, também resultando em erros.

Caso esteja enfrentando problemas com a disponibilidade de memória, recomendamos algumas medidas:

  • Solicite ao seu webmaster que realize uma otimização no site para reduzir o consumo de recursos.
  • Considere fazer um upgrade para um plano que ofereça mais memória, caso seja necessário.

Lembramos que a Hostnet disponibiliza o serviço de Suporte Premium, que pode ser uma opção para ajudá-lo com essas questões técnicas.

Monitoramento de processos mortos

Um processo é interrompido quando o processamento de algum sistema ou script atinge o limite de memória permitido nas configurações do plano contratado. Quando isso acontece, o processo interrompido pode causar lentidão no site ou até mesmo torná-lo temporariamente indisponível.

Aqui estão alguns exemplos de situações que podem levar a processos interrompidos:

  • Instalação de muitos plugins ou módulos pesados no seu aplicativo.
  • Execução de uma consulta no MySQL que carrega uma grande quantidade de dados.
  • Utilização de um algoritmo que requer muito tempo de processamento.

Além dos processos interrompidos, o site pode enfrentar reinicializações do servidor devido ao excesso de processos interrompidos. Caso haja um número elevado de reinicializações, você será notificado.

Se você estiver enfrentando problemas desse tipo, aqui estão algumas recomendações para resolver a situação:

  • Solicite ao seu webmaster que realize uma otimização no site para reduzir o consumo de memória e evitar processos interrompidos.
  • Considere fazer um upgrade para um plano que ofereça mais recursos de memória, caso seja necessário lidar com tarefas mais complexas.

A Hostnet disponibiliza o serviço de Suporte Premium, o qual pode ser uma opção valiosa para ajudá-lo a lidar com essas questões técnicas.

Related Post