O Mautic permite gerar relatórios bem detalhados, e todos são acessíveis a partir do menu principal, na opção Relatórios. Ao acessar essa opção, temos cinco tipos de relatórios, a princípio:

  • Visits published Pages – Visitas em página publicadas pelo Mautic.
  • Submissions of published Forms – Formulários publicados e que foram submetidos por contatos e leads.
  • Leads and Points – Leads e seus respectivos pontos adquiridos.
  • Downloads of all Assets – Downloads de todos os ativos oferecidos através do Mautic.
  • All E-mails – Todos os e-mails que foram enviados.

Criação e gerenciamento de relatórios

O Mautic permite que você crie novos relatórios, e para isso é preciso clicar no botão Novo. Feito isto, você será repassado à interface para criar um novo relatório, e a página assemelha-se à esta:

Além do nome, é fundamental definir qual será a fonte de dados para esse relatório. Ao clicar nessa opção, é possível escolher um entre os diversos ativos do Mautic, para personalizar o seu relatório. A opção Relatório do sistema consiste em bloquear (ou não) o acesso de outros ao relatório. Se estiver como Não, estará disponível para apenas o usuário que o criou. Se estiver como Sim, será possível que quaisquer usuários do Mautic possam visualizá-lo.

A customização das colunas se dá a partir da aba Dados. Cada relatório pode ser personalizado para incluir as colunas que você desejar. Isto é possível a partir da seção Colunas. É possível também adicionar filtros, para separar certos ativos no relatório. Isso se dá a partir da opção Filtros. Na última seção, Group by, é possível realizar agrupamentos de dados. Na página abaixo, temos essa aba, e alguns exemplos de como ela pode ser configurada.

Finalmente, para encerrar, basta clicar em Salvar & Fechar para adicionar esse novo relatório ao seu acervo.

Gráficos

Alguns tipos de relatórios trazem uma terceira aba, Gráficos. Nessa aba, podemos configurar qual tipo de informação será apresentada em um gráfico de linha, do tipo informação x tempo (em escala de dias). Abaixo temos uma imagem dessa sessão.

Note que essas informações também podem ser apresentadas no formato de tabela. Os gráficos podem também ser apresentados na página inicial do Mautic. Para isto, é necessário criar um widget, definir as suas características e o Mautic tratará de colocá-lo na página inicial. Daí, é possível arrastar e reposicionar o widget na página, caso queira. Basta o usuário estar logado no Mautic para acessar a página inicial e mover o widget para onde for mais confortável.

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