Você pode personalizar o cadastro de novos usuários no WordPress, já que o processo é muito simples, e essa simplicidade pode ser um empecilho. Imagine que você quer usar o seu blog, hospedado na Hostnet, para coletar informações sobre seus usuários. Com isso, é necessário que eles se cadastrem. Só que o WordPress solicita apenas nome de usuário e e-mail. Digamos que você deseja mais informações dos seus usuários, como sexo, data de nascimento, salário e outros dados. Veremos então como fazer.

Na instalação do WordPress fornecida pela Hostnet, há um plugin (a princípio desativado), chamado Register Plus Redux. Este plugin permite que você personalize as configurações de um novo usuário. Primeiro, iremos ativá-lo. Para isto, siga os seguintes passos:

  • No Painel Administrativo, clique em Plugins, e depois em Plugins instalados.
  • Você verá uma lista de plugins. Procure pelo plugin Register Plus Redux. Note que abaixo dele, existe um link, Ativar.
  • Para ativá-lo, basta clicar no link Ativar.

Configurando o plugin

No Painel Administrativo, procure por Register Plus Redux. Ele estará no final da página. Clique nele, e no link seguinte, de mesmo nome. Você terá uma nova página com várias opções. Veremos o que podemos fazer com esse plugin. Veremos algumas:

  • URL da logo personalizada: Nesta opção, caso você queira que outro logotipo apareça nos formulários de cadastro, coloque aqui a URL da imagem. Ela não pode exceder 350 pixels de largura.
  • Verificação de e-mail: Esta opção, ao ser selecionada, enviará um código de verificação para o e-mail do usuário novo. Logo, ele precisará usar esse código de verificação para poder finalmente logar no WordPress ou trocar a senha. Os administradores ainda podem passar por cima dessa exigência, autorizando eles mesmos os novos usuários, a partir da opção Usuários não verificados.
  • Período de tolerância: Após esse número específico de dias, o WordPress desconsiderará os e-mails de cadastro enviados para os novos usuários. Logo, ele terá que repetir o processo de cadastro.
  • Registration Form: Nessa seção, você poderá configurar o formulário dos novos usuários, e adicionar ou modificar o que você quer que seja solicitado ao usuário novo. Logo, você poderá fazer com que o aviso legal, o contrato de licença e/ou a política de privacidade sejam exibidos. Você poderá definir que o login do usuário seja o seu e-mail, colocar um asterisco ao lado dos campos obrigatórios, e por aí vai. Se quiser que alguma informação não seja solicitada, ou seja opcional no preenchimento do cadastro, clique na opção desejada, nas colunas Show ou Obrigatório.
  • Campos adicionais: Caso você deseje adicionar algum campo novo ao cadastro dos novos usuários, clique em Adicionar campo customizado, e coloque o nome desse novo campo.

Páginas Relacionadas