O que é marketing, e marketing digital.
Marketing é um recurso fundamental para ser usado por empresas nos tempos atuais. Afinal, toda e qualquer empresa deseja atender seu cliente o melhor possível, atendendo as suas necessidades e tornando um relacionamento em uma fonte de lucro para a empresa, e de satisfação e de confiança, para o cliente.
A Internet tornou-se uma mídia, e hoje em dia, a mais poderosa de todas. Há muitas empresas que estão migrando suas ações de propaganda e marketing para a Internet, e com isso, surge com muita força o marketing digital. O que conhecemos como marketing digital é a promoção de produtos e marcas fazendo uso de mídias digitais. Na Internet, o marketing digital é o meio pelo qual uma empresa pode falar diretamente com seu público, de forma direta, personalizada e no momento certo.
Boas estratégias de marketing digital ajudam a sua empresa a ter mais lucro. Para isso, será necessário que você atraia visitantes para o seu site, converta-os em clientes, até chegarem a ser defensores da sua marca.
E uma das características mais interessantes da Internet é a democratização dos meios de comunicação. Qualquer um pode criar conteúdo e disponibilizá-lo na Internet. É o que chamamos de Fenômeno da Cauda Longa (Long Tail), onde o conteúdo é pulverizado entre inúmeros criadores. E grandes produtores de conteúdo, como emissoras de televisão, competem com jovens que produzem vídeos e colocam-no em sites que permitem que eles sejam vistos.
Logo, todos esses, grandes e pequenos, tem interesse (ou deviam ter) em ações de marketing para incrementar o relacionamento com seus clientes. E o marketing digital está disponível para todo tipo de empresa, pois não é necessário um grande investimento para gerar resultados interessantes.
E o que é automação de marketing?
A automação de marketing é o processo de automatizar ações de marketing, fazendo uso de softwares. Dessa forma, é possível otimizar esses processos, o que nos permite ganhar tempo e uniformizar todo o processo.
Logo, a automação de marketing é empregada dentro da sua estratégia de marketing digital, e é criado para ajudar a sua iniciativa de marketing a criar prioridades e executar as tarefas que são mais importantes de forma eficiente e organizada.
Como podemos perceber, nesse caso as máquinas auxiliam as pessoas no processo. Mas um bom profissional de marketing é fundamental para criar e implementar uma boa estratégia, lançando mão da automação.
A automação de marketing visa tornar esse processo mais ágil, mais eficiente e mais capaz de fidelizar clientes. E a automação de marketing consiste em marketing via e-mail, marketing em mídias sociais, análise de marketing, gerenciamento de conteúdo e de dados, entre outros. Por exemplo, entre as empresas questionadas na pesquisa State of Digital Marketing 2016, 82% fazem uso de e-mail marketing, 67% lançam mão de marketing em mídias sociais, e 52% fazem gerenciamento de conteúdo. Dessa forma é possível alcançar melhor e mais eficientemente o seu cliente.
Uso de automação de marketing hoje em dia
A automação de marketing tem aumentado e muito nos últimos tempos. Segundo uma pesquisa no site The Drum, 49% das empresas pesquisadas já usam ferramentas de automação de marketing. Mas, e os outros 51%? Entre eles, temos que:
- 52% das empresas não tem uma estratégia clara e efetiva para implementar a automação.
- 42% das empresas tem dificuldades para lidar com automação de marketing.
- 32% não tem empregados que possam gerenciar essas iniciativas.
- 30% não tem um efetivo diálogo e cooperação entre os departamentos de marketing.
Apesar dos obstáculos, as vantagens são claras, e quando usada corretamente, as ferramentas permitem conduzir o cliente para uma experiência melhor e mais rica, além de aumento nos lucros e maior duração do produto no mercado. E finalmente, empresas que não usam software de automação de marketing estão perdendo a corrida para aquelas que tem.