Páginas de erro surgem quando o navegador não consegue visualizar o conteúdo de uma página. Isso pode acontecer por diversos fatores, tanto pelo lado do usuário quanto pelo lado do servidor. Elas foram nomeadas com códigos de resposta amigável, que ajudam a descobrir qual é a origem do problema e, através disso, encontrar a solução.

Códigos de estado

Os números que aparecem nas páginas de erro são chamados de “códigos de estado” e são formados por 3 dígitos, sendo o primeiro responsável por identificar o tipo do código. Existem 5 classes diferentes para o primeiro número:

  • 1xx – (Informativa) – Indica a ação solicitada foi recebida, mas o cliente deve continuar com a requisição ou ignorar se já concluiu o que gostaria;
  • 2xx – (Sucesso) – Indica a ação solicitada pelo cliente foi recebida, compreendida, aceita e processada com êxito;
  • 3xx – (Redirecionamento) – Indica que algo mais precisa ser feito ou precisou ser feito para completar a solicitação;
  • 4xx – (Erro do Cliente) – Significa que o servidor não entendeu a requisição pois está com uma sintaxe inválida;
  • 5xx – (Erro do Servidor) – Significa que o servidor falhou ao concluir a solicitação.

Nessa página vamos nos focar apenas nos dois últimos códigos.

Principais Erros do Cliente

Conforme dito anteriormente, os códigos de erro que começam com o número 4 indicam os problemas do lado do usuário. Existem diferentes motivos que dão origem a esses problemas, no entanto, sempre estão relacionados a erros de visualização por parte do cliente, ou seja, do usuário que deseja visitar um determinado site.  Esses erros também pode estar relacionado com alguma instabilidade no seu computador ou na sua conexão de Internet.

400 – Bad Request (Requisição Inválida)

Indica uma requisição com sintaxe inválida. Em outras palavras, o servidor interpreta que os dados enviados pelo usuário (um endereço de site) não respeitam completamente o protocolo HTTP, por isso o identificam como “mal informado”.

401 – Authorization Required (Não Autorizado)

Significa que o site que você está tentando acessar se encontra protegido e requer autorização ou autenticação, como um início de sessão com usuário e senha.

403 – Forbidden (Proibido)

Não oferece uma explicação clara sobre o motivo pelo qual não permite acesso a um site. Nele, o servidor entende a requisição do internauta, no entanto, se nega a cumpri-la. A razão mais comum para o surgimento do erro é a negação por parte do proprietário, que não permite que a página receba visitas.

404 – Not found (Não encontrado)

Um dos erros mais comuns. Ocorre quando a página que você deseja acessar não existe no momento, ou, quando o servidor não consegue encontrar informações no endereço.

O erro 404 pode aparecer em qualquer site, por isso, as empresas têm elaborado formas criativas de apresentar esta página para minimizar a experiência negativa do visitante.

Principais Erros do Servidor

Os códigos que começam com o número 5, indicam que a origem do erro está associado a problemas por parte do servidor, isto é, por quem hospeda o site.

500 – Internal Server Error (Erro Interno do Servidor)

Ocorre sempre que o servidor não pode atender a solicitação do usuário, ou seja, quando não pode acessar a página que ele deseja visitar. Geralmente, se deve a um erro de programação ou manutenção.

501 – Not Implemented (Não Implementado)

O servidor ainda não suporta a funcionalidade ativada.

502 – Bad Gateway (Gateway Inválido)

Se refere a um erro de comunicação entre dois servidores. Em alguns casos, um servidor atua como um meio de comunicação ou proxy para outro servidor. Quando este erro aparece, significa que a comunicação entre os dois servidores não está no mesmo protocolo, portanto, não é permitida a troca de dados entre si.

503 – Service Temporarily Unavailable (Serviço Temporariamente Indisponível)

Como o seu nome já diz, se trata de uma condição temporária. Muitas vezes, acontece devido a uma sobrecarga no servidor que hospeda seu site ou a alguma manutenção. É muito importante que você revise se seu servidor é confiável e seguro.

504 – Gateway Timeout (Tempo de Gateway Esgotado)

Informa que o proxy ou gateway está demorando muito tempo para receber a resposta do servidor. Como consequência, o servidor não consegue realizar a solicitação. O tempo de resposta varia de site para site.

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