No WordPress, é possível atribuir diferentes níveis de classificação entre os usuários cadastrados no seu site. Quando um usuário novo é cadastrado, ele pode ser encaixado em um dos cinco possíveis níveis: Administrador, Editor, Autor, Colaborador e Assinante. Os níveis podem ser mudados posteriormente, caso o administrador deseje.

Vamos agora saber qual é a diferença entre eles:

  • Administrador: Possui todos os direitos sobre todas as funções do site.
  • Editor: Ele pode criar e editar mensagens, páginas e mensagens de outros usuários. Ou seja, o editor pode controlar as postagens criadas por ele e as criadas por outros usuários.
  • Autor: O autor pode criar e publicar as postagens criadas por ele.
  • Colaborador: O colaborador cria as postagens, mas não pode publicá-las. A postagem só pode ser aprovada mediante aprovação de um editor ou de um administrador.
  • Assinante: O assinante é o último nível da hierarquia. Ele só pode fazer as alterações do seu perfil.

A alteração entre os níveis de usuários se dá ao acessar o painel administrativo do WordPress, a seção Usuários e depois, e Todos os Usuários. Daí, você verão algo como a página abaixo:

Daí, é clicar no link Editar, que aparece abaixo do login do usuário (basta aproximar a seta do mouse no login) e clicar nesse link. Na próxima página, procure a caixa Função e altere-a, de acordo com a sua vontade. Para adicionar um novo usuário, clique no botão Adicionar Novo e você verá uma página como a abaixo:

Você deverá cadastrar o nome do usuário, o e-mail, a senha e confirme-a embaixo. Perceba que esses campos são obrigatórios, e atente para o detalhe do índice de força da senha. Você deverá preencher, caso seja necessário, o nome e o sobrenome, o site desse usuário, e caso você deseje, envie a nova senha para o usuário por e-mail. Por último, defina a função desse usuário, que pode ser desde um assinante até outro administrador. Feito isto, clique em Adicionar novo Usuário para concluir o processo.

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