Existem vários diversos plug-ins disponíveis, e eles ampliam a capacidade do Mautic, caso seja necessário. Veremos então como poderemos ativar os plug-ins e configurá-los para atingir nosso objetivo. Seguem os passos:
- No canto superior direito, clique em Configurações, e um menu lateral se abrirá.
- Nesse menu, você verá no final a opção Plug-ins. Clique nela. Você verá uma página como a abaixo:
- Note que os plug-ins inativos estão em tons de cinza, e nesse momento, o único ativo é o plug-in do Focus. Entre os plug-ins disponíveis, temos plug-ins relacionados ao Instagram, Twitter, Gmail, Google Plus, Facebook, Linkedin, Foursquare e outras redes sociais. Além, ele tem plug-ins para iniciativas como a Amazon S3, SalesForce, Zoho CRM, vTiger, SugarCRM, entre outros. Vale lembrar que os dois últimos (vTiger e SugarCRM) estão disponíveis para instalação nos planos de hospedagem da Hostnet.
- A ativação de um plug-in se dá ao clicar sobre o seu respectivo ícone e fazer a devida configuração. Por exemplo, veremos como ativar o plug-in para o vTiger. Ao clicarmos nele, veremos a seguinte janela:
Este plug-in cadastra um contato no vTiger CRM quando um contato no Mautic executa alguma ação. Note que o plug-in não foi publicado, ou seja, não está ativo. Os dados necessários a serem preenchidos são:
- A URL do vTiger, começando com o protocolo (http ou https).
- O login que você usa para acessar o vTiger.
- A chave de acesso do vTiger, que está disponível no seu perfil. Para pegar a chave, acesse sua conta no vTiger, vá em Preferências. A chave (na verdade o hash dela) está disponível no final da página. Basta copiá-la.
Após você preencher os três campos, clique em Autorizar aplicativo para que ele seja autorizado. Eventuais configurações específicas serão feitas na aba Funcionalidades. Caso você queira ativá-lo, mude a chave Publicado para Sim, e clique em Salvar para confirmar as operações. Caso você não queira alterar, clique em Cancelar e tudo volta ao que era antes.
Obs: Note que o plug-in não solicitou a sua senha de acesso ao vTiger. O uso de chaves de acesso limita o acesso a apenas aquela funcionalidade desejada (adição de contatos à base do vTiger), mas não permite outros tipos de acesso. Isso aumenta a segurança.
Páginas Relacionadas
- O que você precisa saber antes de criar um site?
- Atualizando manualmente o WordPress
- Removendo tabelas no MySql do WordPress
- Criptografia de E-mail no Painel
- Primeiros passos com o ULTRAmail
- Instalando o Mautic na Hostnet
- Esqueci minha senha do Painel
- Marketing de Conteúdo – Marketing Digital #09
- Liberar acesso IMAP a contas de email no GSuite ( Google )