A Hostnet possui um sistema Anti Spam chamado SpamAssassin que funciona no SMTP ( envio ), ou seja, ele verifica se a mensagem enviada através do seu email na Hostnet é um provável spam.
Por que essa verificação é importante?
Essa verificação Anti Spam é importante para evitar que e-mails mal intencionados sejam enviados através de nossos servidores e também ajudará que sua mensagem não seja taxada como Spam pelo destinatário.
Como identificar o bloqueio?
Se a mensagem for considerada Spam, o usuário que fez o envio receberá um retorno mais ou menos assim:
Prezado usuário, Detectamos que um e-mail enviado por você (<[email protected]>), para os destinatários descritos abaixo, foi considerado como spam durante nosso teste de conteúdo de mensagens. - <[email protected]> - <[email protected]> Gostaríamos de informar que a mensagem em questão foi bloqueada devido ao seu conteúdo que viola nossas políticas de controle de spam. Nossas restrições visam evitar a propagação de e-mails não solicitados e vírus a partir de nossos servidores, garantindo assim uma experiência segura para nossos usuários. Para sua referência, incluímos no final desta mensagem um rastreamento dos cabeçalhos do e-mail. Agradecemos sua compreensão e colaboração na manutenção de um ambiente de comunicação saudável. Caso tenha alguma dúvida ou precise de assistência adicional, não hesite em entrar em contato conosco. Acesse o endereço abaixo para mais informações: https://ajuda.hostnet.com.br/anti-spam-no-smtp/ Atenciosamente, Equipe de Suporte
Dicas do que deve ser evitado para não ser bloqueado:
- Assunto muito extenso;
- Assunto com caixa alta;
- Assunto com palavras como ( Reserve já, ganhe, Mudança para melhor, compre, ganhe, concorra );
- Remetente mkt@, envio@, maling@;
- Mensagem 100% em HTML;
- Mensagem só com Imagem;
Como funciona essa verificação?
O SpamAssassin analisa todo o cabeçalho da mensagem e faz uma pontuação de cada item, não podendo ultrapassar 7.0 pontos. No exemplo abaixo a descrição de pontos de uma mensagem:
6.0 EXECUTABLE_URI URI: Links to an executable file 1.0 HTML_MESSAGE BODY: HTML included in message -0.1 DKIM_VALID_AU Message has a valid DKIM or DK signature from author's 0.1 DKIM_SIGNED Message has a DKIM or DK signature, not necessarily valid -0.1 DKIM_VALID Message has at least one valid DKIM or DK signature 0.1 MISSING_MID Missing Message-Id: header 3.5 BAYES_99 BODY Bayes spam probability is 99 to 100%
Essa mensagem teve pontuação acima de 7.0, só a regra EXECUTABLE_URI teve 6.0 de pontuação.
Como posso testar a pontuação do meu envio?
É possível fazer um teste usando a ferramenta Mail Tester: https://www.mail-tester.com/
Clique AQUI e veja como fazer esse teste.
Alguns erros frequentes:
- MISSING_DATE – basta adicionar um cabeçalho “Date” no email.
- SPF_FAIL – provavelmente estão trocando return-path da mensagem. O return-path tem que ser o email usado para autenticar no ultramail.
- HTML_MIME_NO_HTML_TAG – significa que o email é HTML mas não há tag … na mensagem.
- EXECUTABLE_URI – informa que está sendo passada uma URL para um arquivo .exe, passar a URL para um arquivo .zip já resolve.
- MPART_ALT_DIFF_COUNT – significa que as partes HTML e texto são muito diferentes uma da outra.
- UPPERCASE_50_75 – significa que 50 a 75% do texto está em caixa alta ( letras maiúsculas ).
- HTML_TAG_BALANCE_BODY – a tag <body> não foi fechada no final do código.
- OBFU_TEXT_ATTACH – significa que no e-mail foi anexado um arquivo de texto, mas que na verdade não era de texto. ex: uma imagem com extensão .txt
- FORGED_MUA_OUTLOOK – significa que o programa de e-mail utilizado tentou se passar pelo Outlook.
- SUBJ_ALL_CAPS – o campo Assunto estava com todas as palavras em letras maiúsculas.
- GAPPY_SUBJECT – a linha de assunto tem caracteres alfa-numéricos intercalados com caracteres não-texto (espaços, pontos, hifens).
- AXB_XMAILER_MIMEOLE_OL_7EB15 – indica uma versão muito velha do Outlook.
- FREEMAIL_FORGED_REPLYTO – significa que o Reply-To contém um endereço de um provedor email gratuito, sendo que o mesmo é diferente do From. Essa técnica é normalmente usada por spammers.
- HTML_IMAGE_ONLY_28 BODY – indica que grande parte do corpo da mensagem é imagem, é indicado que seja 50% texto e 50% imagem.
- SPOOF_COM2OTH – indica que a extensão está sendo repetida. exemplo: www.hostnet.com.br.com.br
- MISSING_MIMEOLE – a mensagem está fingindo ser gerado por um programa de email Microsoft que utiliza o cabeçalho de extensão X-MSMail-Priority, mas está faltando a extensão cabeçalho X-MimeOLE que é característica da Microsoft e-mail.
- KHOP_BIG_TO_CC – mais de 10 contatos no campo CC. Recomendamos que coloque esses contatos no campo PARA ou CCo.
- SUSPICIOUS_RECIPS – Endereços dos destinatários são muito parecidos uns com os outros.
- SORTED_RECIPS – Lista de destinatários está com os endereços em ordem alfabética.
- RDNS_DYNAMIC – um dos servidores por onde a mensagem trafegou foi identificado como tendo um endereço IP dinâmico (servidores SMTP devem ter endereços IP fixos).
- FROM_MISSP_FREEMAIL – From ou reply-to são de provedor de email gratuito
- MISSING_MID – Não tem cabeçalho Message-Id
- AWL – É uma lista de bloqueio mantida automaticamente pelo Spam Assassin. Ele mantém uma média histórica das pontuações de mensagens passadas, então é possível que se o cliente foi bloqueado por outros motivos esse valor tenha aumentado.
- URIBL_JP_SURBL – são URLs no corpo do email que estão presentes nessa blacklist.
- BAYES_50 – Indica que o sistema probabilístico de detecção de spam considerou que essa mensagem tem entre 40% e 60% de chance de ser um spam.
- SHORTENED_URL_SRC – Significa que no corpo do email tem um link que usa serviço de encurtador de URL ex: tinyurl.com / bit.ly
- RCVD_IN_RP_RNBL / RCVD_IN_PBL / RCVD_IN_BRBL_LASTEXT – Significa que o IP está em uma black list, pode ser o IP do SMTP ou até mesmo o IP de conexão a internet do cliente.
- BAYES_99 – Significa que é muito provável que sua mensagem seja um SPAM. Mais detalhes: https://wiki.apache.org/spamassassin/Rules/BAYES_99
- FUZZY_DENIED – é usado para procurar mensagens semelhantes, ou seja, você pode encontrar mensagens com o mesmo texto ou um texto ligeiramente modificado e que anteriormente já identificamos como spam, na pratica ele identifica padrões já conhecidos de spam.
- BAYES_SPAM – é um filtro que nós treinamos, com base nas mensagens que os usuários já marcaram anteriormente como spam em nosso Ultramail.
Bastante bom, voltei aqui no seu diário virtual porque sabia que ia ter alguma
postagem nota dez como essa. Trabalho bem acontecimento
de novo.
Primeira vez que entrada seu blog e adorei.
Já coloquei nos favoritos para dirigir-se pelo menos uma vez na semana.
Obrigado.