Temos identificado ao longo do tempo que migrações de e-mails podem causar futuros conflitos.
O problema ocorre pois em alguns casos, o antigo servidor ainda encontra-se ativo, com isso, assume a responsabilidade pela conta de e-mail migrada e o envio não é efetuado.
Desta forma, prejudica a comunicação, pois seus servidores continuam respondendo como se fossem responsáveis pelo domínio. De forma que poderá ter dificuldades em fazer os envios após a migração para a Hostnet.
É necessário que seja removido os registros de DNS da antiga empresa, assim parando de responder pelo domínio.
É possível verificar se os DNS ainda respondem pelo seu domínio através do seguinte comando em seu terminal:
host -t mx seudomínio.com ns1.dnsdoseuprovedordehospedagem
Exemplo utilizando o Provedor Locaweb:
host -t mx seudomínio.com ns1.locaweb.com
Sendo retornado:
seudominio.com mail is handled 10 mx.b.locaweb.com.br.
seudominio.com mail is handled 10 mx.a.locaweb.com.br.
seudominio.com mail is handled 20 mx.jk.locaweb.com.br.
Significa que o registro de DNS ainda está ativo em seu antigo provedor de hospedagem.
A solução é, primeiramente através dos comandos citados, certificar-se que a antiga empresa ainda responde pelo domínio.
Após a confirmação, deverá cobrar a sua antiga empresa de hospedagem que remova os registros de DNS, esse procedimento poderá ser efetuado através do suporte técnico.
Exemplo de pedido de remoção:
"Bom dia/tarde/noite, Recentemente analisei que os registros de DNS do meu domínio seudominio.com ainda encontram-se ativos em seus servidores. Com isso, estão ocorrendo conflitos no envio das minhas mensagens. Poderiam remover os registros dos seus servidores? Obrigado.".