O objetivo final do Mautic é automatizar uma campanha (ou várias campanhas) de marketing digital. Logo, o Mautic é central para criar um fluxo de trabalho automatizado, que irá apoiar suas iniciativas de marketing.
Uma campanha consiste em vários pontos de contato entre sua empresa e seus contatos. Esses pontos de contato podem ser criados para ocorrerem em intervalos de tempo definidos, ou em resposta a ações específicas feitas pelos contatos.
Temos alguns tipos de campanha:
- Campanhas baseadas em tempo →Aqui, a campanha é centrada em eventos específicos no tempo, mais comumente como e-mails. Esses eventos por e-mail podem ser disparados após um intervalo de tempo passado, ou em uma data específica no futuro.
- Campanhas direcionadas pelos contatos → Aqui, os eventos da campanha são desencadeados pelas interações com os contatos. Logo, quando um contato chega a uma landing page, abre um e-mail, investe tempo na leitura do conteúdo de um site, tudo isso são eventos que podem desencadear outros, como o envio de e-mails de forma imediata, ou em algum ponto no futuro.
- Campanhas mistas → As campanhas mistas são basicamente uma junção de ambas as campanhas acima mencionadas. Logo podemos ter eventos orientados pelo tempo, e ações orientadas pelos contatos, aumentando o potencial desse tipo de campanha de marketing.
Gerenciamento de campanhas
As campanhas são gerenciadas na seção Campanhas, que estão visíveis a partir do menu principal. Abaixo temos um exemplo de uma visão geral das campanhas.
Note que temos campanhas que estão ativas (ícone verde) e que estão inativas (ícone vermelho). E que temos quatro campanhas, sendo que uma delas está numa categoria específica. Logo assim como todos os segmentos e componentes, basta clicar em um desses itens para examiná-lo com mais detalhes, e caso seja necessário alterar alguma configuração. A criação de uma campanha nova se dá ao clicar no botão Novo.
Criando e gerenciando várias campanhas
Ao clicar no botão Novo, você verá uma tela já familiar, que é a criação da campanha. Nessa tela, você deverá definir pelo menos um nome para a mesma. A descrição ajuda para explicarmos para nós mesmos os objetivos da campanha, a categoria é útil para separar e classificar as campanhas… Mas ao você clicar no botão Abrir Construtor de Campanha, você será repassado a um editor para que você possa construir a sua campanha.
Inicialmente, você terá que definir a origem dos clientes (e possíveis leads) da sua campanha. Ao clicar no construtor, você verá uma nova página com uma caixa chamada Fonte do Contato. A princípio, existem duas fontes:
- Segmento do contato → Escolha um dos segmentos que contém contatos.
- Formulário de campanha → Escolha um dos formulários já prontos como origem.
Toda a montagem assemelha-se a um organograma, onde você irá definir qual será o próximo ato, se será uma decisão, uma ação ou uma condição.
Quando você cria uma campanha, o primeiro passo que obterá, será algo como o que temos acima. Temos um retângulo, inicialmente com um segmento do contato ou um formulário de campanha. Cada semicírculo está ali para estabelecer uma conexão, para assim decidir o que fazer (entre as opções presentes). O que estamos construindo é então uma árvore de decisões, e abaixo temos um exemplo de uma dessas árvores:
Logo, vemos que certas decisões estão condicionadas ao tempo (como aguardar de 5 até 40 minutos) para enviar um e-mail, por exemplo. Mas vamos ver quais são esses três itens que podem ser relacionados:
- A decisão é uma ação iniciada por um contato. As decisões podem ser tanto diretamente iniciadas pelo contato ou implícitas, com base na não ação. Logo, quando o contato decide abrir um e-mail, por exemplo, uma decisão foi tomada, e o Mautic age. Alguns exemplos de decisões tomadas pelos usuários são: enviar um formulário, visitar uma landing page, baixar um recurso, entre outros.
- A ação é algo que o Mautic faz, com base na decisão tomada pelo cliente, ou
- A condiçãopode ser usada para executar ações diferentes, baseadas nos dados de um contato. Por exemplo, uma condição pode ser configurada para executar uma ação se um contato recebeu um e-mail em específico, ou executar outra ação se ele não recebeu este e-mail. É possível também estabelecer um intervalo de tempo para que a checagem da condição seja intencionalmente atrasada.
Relatórios das campanhas
Uma campanha é bem ou mal sucedida com base nos relatórios gerados pelo gerenciador. Logo, podemos ver os resultados da efetividade da campanha ao acessarmos a mesma. Se clicarmos na opção Campanhas, no menu lateral, à esquerda, e depois clicarmos em qualquer uma das campanhas, teremos então uma página de relatórios, permitindo que editemos e alteremos a campanha se clicarmos no botão Editar.
Num relatório como o que temos acima, temos um gráfico que mostra, ao longo do tempo, quantos contatos foram adicionados, quantos e-mails foram enviados, quantos contatos tiveram seus pontos mudados (incrementados ou decrementados), quantos e-mails foram abertos, entre outras coisas.
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