Caso você não conheça a funcionalidade Multisite do WordPress, neste link nós explicamos o que é e também ensinamos o processo de instalação.

Painel Administrativo

Nesse artigo iremos ensinar como trabalhar com Multisites em seu WordPress.

Essa aba mostrará os recursos disponíveis para a rede do WordPress. Clicando em Painel, você irá direto para o Painel da Rede dos sites, onde poderá verificar as demais opções. Iremos analisá-los a seguir:

Sites

Essa opção permite gerenciar e criar novos sites para sua rede.

Novo Site

Clicando em Adicionar Novo você irá para a tela de criação de um novo site. Informe os seguintes campos:

  • Endereço do sitesubdomínio ou subdiretório
  • Título do site
  • Idioma do site
  • Endereço de e-mail.

OBS: Se você usou o endereço de e-mail principal para o administrador do site, você será capaz de vê-lo quando você passar o mouse no link Meus Sites no menu de administração do topo.

Gerenciando Sites

Depois que novos sites são criados, você poderá ver todos eles em todos os sites.

Passando o cursor por um site, você verá algumas opções. Clique em Editar para ver as configurações da rede individuais de cada site. São elas:

  • Informação – Local que contém informações básicas sobre o site;
  • Usuários – Local para gerenciar os usuários do site. Você encontra uma lista de todos os usuários cadastrados naquele determinado site, que por consequência se tornam usuários da sua rede. Você tem controle total e pode remover ou adicionar novos usuários para qualquer site, independente de quem é o administrador;
  • Temas – Local para instalar e ativar um tema para aquele determinado site;
  • Configurações – Local para configurações individuais do site. você tem acesso completo a tudo que pode ser alterado dentro daquele site WordPress. Essas configurações são as mesmas que o usuário administrador do site vê e algumas especiais que somente o Super Administrador pode alterar. Essa parte deve ser trabalhada com cuidado, pois ela pode comprometer o site completamente se alguma informação for inserida ou retirada de forma incorreta.

Usuários

Local para criar novos usuários para a Rede dos sites. Uma vez criado um novo usuário, você pode incluir este usuário em um site pelas configurações dos sites.

Para cada usuário, é possível ver o nome, o e-mail usado e os sites que ele tem acesso.

Novo Usuário

Clicando em Adicionar Novo você irá para a tela de criação de um novo usuário. Informe os seguintes campos:

  • Nome do Usuário
  • E-mail

Gerenciando Usuários

Depois que novos usuários são criados, você poderá ver todos eles em todos os usuários.

Passando o cursor por um usuário, você verá algumas opções. Clique em Editar para ver outras configurações para aquele determinado usuário.

Temas

Somente o super administrador de uma rede podem instalar temas e disponibilizá-los para os sites. Eles poderão ser disponibilizados para todos ou individualmente. Dentro do site WordPress que faz parte da sua rede Multisite, um tema só ficará disponível se você liberar ele como Super Administrador, logo não basta apenas instalá-lo.

Instalação e Ativação

Siga os seguintes passos para instalar um tema e ativá-lo para a rede:

  1. Clique em Adicionar novo e instale o tema da mesma forma como você faria para um site WordPress padrão.
  2. Uma vez que ele esteja instalado, basta clicar em Ativar na Rede e todos os seus sites poderão ativar o tema.
  3. Caso você já tenha outros temas antigos instalados, basta ir até o menu Temas e clicar em Ativar na Rede naquele que você deseja disponibilizar a todos.

Plugins

A instalação de plugins segue o mesmo princípio dos temas, porém na área destinada a eles. Uma diferença é que existem plugins feitos para a área de administração da rede dos sites e não para os sites em específico. Alguns plugins feitos para Multisite adicionam mais funcionalidades de gestão que envolvem relatórios, segurança, backup e constroem um sistema muito maior.

Configurações da Rede

Aqui é para trabalhar com as configurações padrões da Rede Multisite. É possível alterar informações da rede como o nome e o e-mail do Super Administrador, definir os parâmetros para os usuários adicionais e também configurar alguns recursos para sites novos.

Atualizações na sua Rede

A atualização de temas e plugins é feita da mesma maneira que um WordPress comum, porém de forma massiva para todos aqueles sites que possuem instalado o módulo que você atualizará. Assim como no WordPress padrão é importante tomar cuidado com esse tipo de ação, afinal de contas nem todos os sites terão o mesmo conteúdo e com uma atualização muito drástica o site poderá se corromper.

Para garantir a sobrevivência da sua rede faça um backup antes das atualizações.

Páginas Relacionadas