Para que Serve?

Um banco de dados funcional permite aos usuários inserir novas informações, atualizar os registros atuais e excluir dados desatualizados. Quando um funcionário, por exemplo, vende 100 unidades, ele deve ser capaz de inserir informações de suas vendas no sistema de banco de dados. Os dados podem incluir o nome do vendedor, as informações do cliente, o produto  e quantidade que foi vendida. O banco de dados fornece um novo registro na tabela de clientes, atualiza o registro do funcionário e subtrai as unidades a partir desse registro.

O sistema de gerenciamento de banco de dados também deve garantir que uma empresa possa construir e manter seus dados ao longo do tempo de funcionamento do sistema. As várias tabelas do banco de dados permitem que os usuários pesquisem através do sistema utilizando qualquer critério disponível. Os clientes podem procurar uma tabela de produtos por nome, marca, preço, cor ou qualquer outra característica. O banco deve armazenar todos os dados de forma organizada e sequencial para permitir que os usuários pesquisem registros anteriores com facilidade.

Para realizar todas essas operações de atualizações e buscas,  os Bancos de Dados modernos usam uma linguagem de programação conhecida como SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada) para acessar, buscar, atualizar e apagar dados de suas tabelas.

Como Fazer?

Dentro do PHPMyAdmin, existem duas maneiras de executar essas operações SQL. A escolha vai depender do seu nível de sintaxe MySQL.

SQL

A primeira delas é no menu SQL.

Esse local é para usuários que já possuem um bom conhecimento da linguagem. Você deve informar todo o código de consulta SQL para funcionar.

É possível executar comandos de criação, busca, inserção, alteração, atualização, seleção, exclusão entre outros, mas nós não iremos explicar suas sintaxes ou suas atribuições porque nosso objetivo aqui é mostrar sobre os locais de consultas do Sistema. Caso você não saiba SQL, e preciso fazer consultas em seus Bancos, recomendamos que busque um especialista na área ou use a opção mais simples que veremos a seguir.

Consulta

A outra opção é construir uma consulta de MySQL pelo menu Consulta.

Aqui você pode definir diferentes condições de pesquisa, classificar os resultados e consultar várias tabelas.

O primeiro passo a ser feita é selecionar as tabelas que deseja trabalhar no Bloco das Tabelas (imagem a seguir).

Depois de escolher, clique em “atualizar query” para que as tabelas serão carregadas na consulta. Repare que ao fazer isso, o Bloco de Código irá receber o comando SELECT com o nome das tabelas selecionadas.

O segundo passo e preencher os campos do Bloco das Consultas (imagem a seguir).

OBS: Esse bloco permite trabalhar até com 3 consultas de uma vez, mas iremos explicar apenas com uma.

  • Campo: irá listar todos os dados das tabelas selecionadas no passo anterior;
  • Apelido: É opcional;
  • Mostrar: Exibe os dados e as tabelas usadas na consulta;
  • Ordernar: Através desse campo, você pode visualizar o resultado classificadas em uma ordem crescente ou ordem decrescente;
  • Ordenar por: Permite que você adicionar condições de pesquisa extra;
  • Critérios: você deve digitar os critérios segundo os quais será concluída a busca. É opcional;
  • Inserir e Deletar: para adicionar ou excluir linhas de texto para as condições de busca;
  • Modificar: você pode definir as relações entre os campos (se eles estão conectados através da AND ou OR operadores lógicos);

Depois de preencher todos os campos, você precisa clicar no botão Atualizar Query para completar as modificações.

O terceiro passo é no Bloco de Código. Note que agora esse bloco vai apresentar uma consulta completa baseada nas informações passadas nos passos anteriores.

Para executar a consulta, clique no botão Enviar query.

Ele mostra todos os registros da tabela selecionada (nosso caso é a “wp3__users”) e as possíveis solicitações.

Páginas Relacionadas