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Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.

O que é SEO, então? SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Dicas e técnicas de otimização para o Google:

Dicas e técnicas de otimização para o Bing:

O que fazer para que meu site apareça nos buscadores?

Conteúdo de qualidade

É necessário que você tenha conteúdo original, bom, inovador, que vá diferenciar e passar boa impressão para o usuário do seu site/blog.

Pesquise, estude, aprenda e se esforce para criar material de qualidade, isso será valorizado pelo Google e por seus leitores.

Aplicar as técnicas SEO

Aplicar as técnicas SEO é fundamental. Ou seja, é pesquisar por palavras-chave utilizando as Ferramenta de Palavras Chave do Google Adwords; Otimizar os títulos dos Artigos;

Usar as metatags corretamente, como o H1, por exemplo; Negritar as palavras-chave dos seus posts e páginas, usar a tag ALT nas imagens; etc.

Ajudar o Google a indexar suas páginas

O Google é um robozinho muito atarefado e necessita de tempo para ler e armazenar as páginas que existem na internet, por isso, uma “ajudinha” é sempre bem vinda. As duas formas concretas de ajudar o Google é enviando URL do seu site/blog através do Adiciona sua URL e enviando o sitemap através das Ferramentas do Google para Webmasters .

Seja recomendado por outros blogs/sites

O link building é uma das formas mais eficientes de aparecer no Google. Ele é uma indicação de importância que o Google recebe de outros blogs e sites que fazem quando publicam links que levam ao seu site. Para conseguir link building válidos e de qualidade, o seu conteúdo precisa ser original e relevante.

Outra maneira de conseguir link, é comentando em outros blogs, cadastrando em diretório e agregadores. Mas a forma mais indicada é o link natural.

Teste a indexação

O Google prevê um tempo médio de 2 semanas para indexar novos conteúdos. Esse número é variável, pode ser maior ou menor. Para saber se seu site já está indexado, acesse a página do Google e digite a estrutura: site: seusite.com.br.

Se não aparecer nenhum resultado, significa que seu site/blog ainda não foi armazenado nos servidores do Google ou está sendo penalizado por conter conteúdo copiado, portanto, produza sempre conteúdo original e relevante.

Conclusão

Aparecer no Google é essencial para o sucesso do seu site/blog, pois ele é responsável por 90% das visitas de todos os sites na internet. Portanto, vale a pena se dedicar ao SEO, produzir conteúdo de qualidade e ‘ajudar’ o Google a reconhecer as páginas do seu website ou blog.

Principais técnicas para SEO

Neste post vamos destacar as principais técnicas de SEO a serem utilizadas por programadores e desenvolvedores.

Otimizar o Título

O título do site, e das páginas do site, é um dos principais fatores de decisão para posicionamento do site em relação às palavras-chave usadas em uma busca. Basta fazer uma busca qualquer no Google, ou qualquer outro site de busca, e conferir que nos primeiros resultados, as palavras utilizadas na busca com certeza aparecem no título. A otimização de título é das mais importantes técnicas de SEO.

Otimizar Meta Description

Essa meta tag é de importância vital para o posicionamento de um site nas buscas. Quando bem escrita, aproveitando-se corretamente das palavras-chave da página em questão, pode chamar a atenção do usuário e do buscador. Lembre-se: SEO é para buscadores, e sites, para pessoas. Jamais desenvolva um site somente para um dos 2.

Link Building

Link Building é uma das técnicas de SEO com mais alternativas de atuação. Primeiro de tudo, deve-se prestar atenção e fazer corretamente a linkagem interna do site. O próprio site é uma ótima fonte de links que deve ser aproveitada da melhor forma possível, prestando atenção em detalhes de semântica de links e otimização de URL.

O passo seguinte é conseguir links externos, links de outros domínios.

Outro ponto importante a destacar no desenvolvimento do link building é o uso do atributo nofollow nos links. O nofollow serve para controlar o fluxo de PageRank do seu site. Qual página aponta pra qual outra de modo a deixar o PageRank fluir de uma para a outra.

Usabilidade e Acessibilidade

A combinação de usabilidade e acessibilidade é o que vai fazer com que a otimização de um site aconteça tanto para o buscador, quanto para uma pessoa que visite o site. Os buscadores com certeza precisam navegar no site e acessar todas as informações, mas quem vai fazer compras, ler, divulgar, assinar serviços e tudo o mais são as pessoas. A usabilidade deve ser a mãe de todas as técnicas de SEO que você aplicar.

Pesquisa e Otimização de Palavras-Chave

Pesquisar palavras-chave e otimizar o uso dessas palavras dentro do site é uma técnica de SEO que está presente em todas as outras técnicas. Para o texto âncora, utilize palavras-chave; para o título: palavras-chave; para a URL: palavras-chave.

As palavras-chave são a base de toda otimização. Quando você otimiza, você otimiza focando palavras-chave às quais se deseja obter um bom ranking nas buscas.

Mas não pode ir no “achismo”, tentando adivinhar quais palavras-chave os usuários buscam, para desvendar as palavras-chaves, deve-se usar ferramentas para pesquisa de palavras-chave.

Black Hat

Impossível falar de técnicas de SEO, e não falar de black hat. Conteúdo, o conjunto de técnicas de SEO black hat são aquelas que você deve conhecer para não usar, pois fatalmente resultam em punição e mau posicionamento nos sites de busca.

Keyword Stuffing, Link Farm são algumas técnicas black hat que você deve conhecer e nunca utilizar, para o bem do seu site.

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