O E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital baseada na comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou leads, via email. Esse contato por meio do disparo de emails pode feito a partir de uma segmentação dos contatos em conjunto com o uso de ferramentas de automação, capazes de escalar o processo de personalização das mensagens, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
Conteúdo
Qual ferramenta a Hostnet utiliza para E-mail Marketing?
A Hostnet utiliza o Mautic .
Como contratar um plano de E-mail Marketing na Hostnet?
Se você já é nosso cliente, a contratação é feita através do Painel de Controle , no topo do Painel terá uma opção CONTRATAR, e na página de contratação terá a opção de E-MAIL MARKETING .
Se você ainda não é nosso cliente, será necessário contratar um plano de hospedagem que ofereça serviço de e-mail, o plano START por exemplo.
Depois de contratar o plano de hospedagem bastará seguir o mesmo passo acima.
Atenção: Para contratar o serviço de E-mail Marketing é necessário ter um plano de hospedagem na Hostnet (exceto Plano Fit) e utilizar o nosso serviço de e-mail que é o Ultramail;
Requisitos:
- Ter uma conta de hospedagem com a Hostnet e uma conta de e-mail ativa pelo Ultramail (meu E-mail >> Contas de e-mail).
Benefícios:
O marketing por e-mail tem diversas vantagens, quando feito corretamente. É um método mais rápido que a mala direta (envio de carta física), atinge um nicho específico de potenciais clientes, ao invés de um mercado genérico, e além disso pode ter sua eficácia medida através de dados e estatísticas, quando é feito através de ferramenta modernas.
De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail.
Dessa forma, o e-mail marketing fornece uma forma simples de se conectar e ser lembrado. Esta ferramenta, a princípio inexpressiva, não apenas permite enviar mensagens direcionadas regularmente, mas também que receber respostas rápidas e alcançar resultados imediatos.
Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:
- proatividade — em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
- interatividade — o cliente interage imediatamente com a mensagem;
- segmentação — é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
- personalização — a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
- mensuração — o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
Email Marketing x SPAM
Infelizmente muita gente confunde fazer marketing por email com fazer spam. Mandar um email com o seu produto para uma lista de 1 milhão de emails que você não sabe a procedência não cria nada de bom para a sua empresa. Este tipo de atitude é crime, além de denegrir a imagem da empresa. Uma empresa que envia spam está acabando com sua própria reputação.
Além de toda a parte negativa, você não estará atingindo um nicho de potenciais compradores, e sim um grupo de pessoas que nada tem a ver com o seu produto. Do que adianta mandar um email que fale sobre um software de advocacia para estudantes de engenharia e velhinhos aposentados?
Vantagens do Email Marketing da Hostnet
- Relatórios de domínios da base de e-mails do cliente por ação
- Gráfico de cliques na mensagem por data e hora
- Relatório de visualização por contato
- Relatório das importações realizadas
- Integração com o Google Analytics
- Análise de conteúdo do e-mail informando que palavras e expressões devem ser evitadas
- Agenda recorrente, para envios automáticos de e-mails pré-programados
- Criação de grupos para segmentação
- Especificação do e-mail de resposta, que pode ser diferente do e-mail de remetente
- Banco de imagens para hospedagem das imagens do e-mail
- Identificação de e-mails duplicados e com erros de grafia na importação
- Editor para desenvolver mensagens em HTML
- Gráfico de abertura de mensagens por data e hora
- Relatório de cliques por link
- Detecção e desativação automático de e-mails inválidos, com relatório específico
- Criação de grupos de contatos baseados em links clicados
- Link de descadastro automático com tabulação de motivos personalizáveis
- Possibilidade de integração com formulários do site
- Informação da previsão de término do envio durante a ação
- Templates prontos com campos personalizáveis
- Importação da base de contatos através de arquivos no formato .csv ou .txt
Vídeos:
- O que é E-mail Marketing?
- Conhecendo o Painel de E-mail Marketing
- 20 Dicas para um bom E-mail Marketing
- Continuidade de 20 Dicas para um bom E-mail Marketing
- 10 DICAS para Criar uma boa base de e-mails
Tutoriais:
- Conceitos básicos do Mautic
- Alguns termos usados no Mautic
- Importação de contatos
- Enviando e-mails
- Criação de campanhas
- Fila de e-mails para envio
Veja Também:
- O que é E-mail Marketing?
- Ambiente do E-mail Marketing
- Contratação e Planos do E-mail Marketing
- Créditos no E-mail Marketing
- Pagamento do E-mail Marketing